boas vindas.

Entrem e fiquem a vontade.

sábado, 25 de dezembro de 2010

A BATALHA DO ARMAGEDOM.


A paz do Senhor, meus irmãos. Depois de algum tempo sem postar, estamos de volta e me desculpem a demora. Quero continuar o estudo que começamos em 2009 sobre Escatologia Bíblica falando sobre a batalha do Armagedom.
n) A batalha do Armagedom.
Armagedom,no sentido geográfico, significa montanha de Megido. Designa o local onde se dará a batalha final da Grande Tribulação (Ap 16.16). Esta planície tem o formato de um triângulo e por três vales é delineado:
n1- Jezreel. Limitando-se ao norte pelos montes da Galiléia e ao sul pelas colinas de Samaria, o vale de Jezreel é o mais amplo vale de Israel. Desde tempos antigos até a atualidade, Jezreel é famoso por sua fertilidade e conhecido como o celeiro de Israel.
Devido à sua fertilidade e posição geográfica, foi cenário de inúmeras lutas e combates na antiguidade.
n2- Megido. Esta localizado ao sul do vale de Jezreel, onde o caminho do mar, vila Maris, deixa a planície e passa através de um longo e estreito desfiladeiro, continuando na direção da planície de Sharon, pelo litoral. A cidade esta estratégicamente situada na abertura deste desfiladeiro, que era a principal via de comunicação que ligava o Egito e o sul, com a Síria e o norte. Devido ao desfiladeiro ser passagem obrigatória em Megido, e suia localização estratégica, os portões da cidade testemunharam muitas batalhas. A posição estratégica de Megido foi percebida de imediato por Allendy, um general inglês que, em 1917, na 1ª Guerra Mundial, converteu-a na base de sua campanha contra os turcos.
Estas numerosas batalhas ali travadas, fizeram de Megido, um símbolo de guerra (Js 12.21).
n3- Armagedom. Sentido profético, Armagedom ou Megido, era também o nome de cidade, hoje Allejjun, e é o vale que os judeus atualmente chamam de Planície de Jezreel, que vai do monte Tabor até junto do monte Carmelo. O vale de Megido ou Asdraelon é também interpretado como lugar de tropas ou multidões. Há nele lembranças de sangrentas guerras, com vários personagens do passado que foram derrotados ali (2º Rs 9.27; 23.29,30; 1º Sm 29.1; 31.1-13).
Naquele grande dia do Deus Todo Poderoso, os exércitos do Oriente ou leste, coligados com as forças militares do Anticristo, seguirão em direção a este vale. Porém, antes de alcançar a Jerusalém, dizimará a terça parte dos homens (Ap 9.15).
Em Armagedom haverá uma grande conflagração e mortandade, cujo desenlace será, provavelmente, naquele monte e no extremo vale ao ocidente do Jordão. Mas a batalha se estenderá pelo meio de Israel, do Mediterrâneo ao Jordão.
o) Os reis do Oriente (Ap 16.12).
Cremos que a China é o princípio da formação desta profecia dita pelo apóstolo João. Como o emblema nacional do Japão é o sol nascente, pode ser que também essa nação partilhe no avanço das hordas asiaticas. Hoje sabemos quais as nações que ocupam a parte extremo oriental da terra:
o1- China. Fica no leste da Ásia.
o2- Japão. Também ao leste da Ásia. O país do sol nascente (Ap 16.12)
o3- Coréia do Norte. Fica no nordeste da Ásia. Esta, devido aos seus limites com a China ao norte e com a CEI (Comunidade de Estados Independentes, ex União Soviética) ao nordeste, é um país apático às coisas divinas.
o4- Coréia do Sul. Fica no nordeste da Ásia.
o5- Taiwan. Fica a aproximadamente 144 km da costa sudeste da China.
Assim, portanto, estas nações orientais e alguns de seus satélites, seguirão em direção a Israel, procurando acabar com os judeus (Dn 11.44; Zc 12.3,4; Ap 9.14-21; 16.12).
p) As hordas demoniacas (Ap 16.13).
No contexto, diz que estes espíritos imundos seguirão ao encontro dos reis do Oriente, para os congregar para a batalha naquele dia do Deus Todo Poderoso (Ap 16.14).
Definição escatológica (Ap 16.13). Esse elemento envolve uma certa aparência daquilo que foi visto no Egito, em sua segunda praga: a das rãs (Êx 8.1-15).
A rã é um animal imundo, segundo a lei cerimonial, é sinal de maldade.
q) A luta mortal.
O Anticristo iniciará seu governo mundial por meio de uma proclamação, utilizando-se de seu poder sólido que herdou do dragão (Ap 13.2). Devido ao seu poder sobre o mundo, ele conseguirá formar o maior exército jamais visto no mundo: 200 milhões de cavaleiros (Ap 9.16; 16.16)
De acordo com Apocalípse 16.13,14, este exército se unirá por influência demoniaca. O governante mundial, que se estabeleceu e conseguiu o dominio do mundo pela ajuda de Satanás, passará a ser atacado por exércitos que hão de entrar em combate sob a inspiração de demônios enviados por Satanás.
q1- O ataque. O profeta Daniel descreveu um grande exército vindo da África (Dn 11.42-45). Esse exército, composto por milhões de soldados, atacará o Oriente Médio pelo sul. No mesmo instante, as forças do norte e outros exércitos, se mobilizarão por meio de outra poderosa força militar para invadir Israel e desafiar o ditador mundial (Dn 11.44), mas, mesmo parecendo que o Anticristo esteja obtendo o controle da situação, chegará uma informação sobre o avanço de um exército oriental (Dn 11.44; Ap 16.12).
Nesse ponto, estará se desenrolando a maior batalha de toda a história mundial, com a participação de centenas de milhões de homens e transformando a planície do Armagedom no maior campo de batalha do mundo. Mas, isto na verdade, é tudo um plano de Satanás para ajuntar as nações para encontrar outro exército que estava se aproximando. Mas, isto é assunto para outra ocasião. Até lá se Deus quiser.