boas vindas.

Entrem e fiquem a vontade.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A GRANDE TRIBULAÇÃO: GUERRA NA PRIMEIRA METADE.


j) Guerra na primeira metade da Grande Tribulação.
Nessa guerra, será derrotado o poderio do Reino do Norte. Será uma guerra de curta duração, mas altamente destruidora. Vejamos um pouco dessa guerra:
- O General Moshe Dayan declarou em 1968: "A próxima guerra não será contra os árabes, mas com os russos."
- Textos principais sobre esta invasão. Ez 38.15-18; Jl 2.1-11.
- Época dessa invasão a Israel: nos últimos dias da atual dispensação. Ez 38.8,16.
- O invasor do norte: a Rússia (?). Quero salientar que a Escatologia é um terreno arenoso, então, não se pode afirmar com certeza se este reino do norte é a Rússia. Então, trabalhamos na suposição deste fato, pois sabemos que os russos possuem ódio mortal pelos judeus.
Gogue, Magogue, Mezeque e Tubal são mencionados em Ez 38,39.
Mezeque e Tubal eram tribos da Ásia Menor. Gogue é o príncipe e Magogue, a sua terra. É a panela a ferver, cuja face esta para o norte, o norte de Israel. Jr 1.13.
Mezeque é Moskva (Moscou) e Tubal é o antigo nome de Tobolsk. Ez 38.3.
O nome Gogue simboliza o chefe dessa nação. O profeta Ezequiel dá muita ênfase ao significado do pensamento, dizendo por três vezes, que essa potência inimiga de Israel, virá do "extremo norte". Ez 38.6,15; 39.2. Se o leitor pegar um globo e percorrer com o dedo em direção ao norte, muito ao norte (extremo quer dizer mais longe), saindo de Israel, irá atingir a Rússia ou atual CEI (Comunidade de Estados Independentes).
As passagens bíblicas que falam da vinda de Gogue a Israel, apontam para o tempo do fim. Ez 38.8. Quando será? Em que ano? O tempo que marcará o fim da Dispensação da Graça.
A Rússia, a poderosa nação do norte, será apoiada por nações europeias, asiaticas e africanas. Ez 38.5,6; Dn 11.40-43.
O profeta Ezequiel nos mostra uma lista parcial dos antigos nomes de alguns povos e nações que ajudarão Gogue nesta investida mortal contra a herança do Senhor. E numa outra lista, mostra-nos outros povos que estarão ao lado de Israel no combate. Ez 38.13.
Lista dos aliados de Gogue:
# Pérsia (Irã). Ez 38.5.
Fica no sudeste da Ásia, fronteira com a CEI e com o Mar Cáspio, a leste com o Afeganistão e Paquistão, ao sul com o Golfo Pérsico e a oeste com o Iraque e a Turquia. Na sua fronteira com a CEI, já podemos notar ai, um território ponte para tal invasão.
# Etiopes. Ez 38.5. A palavra etiope quer dizer rosto tostado, de onde podemos deduzir que pode ser uma aglomerado de nações africanas, não propriamente a Etiópia. Jr 13.23.
Localiza-se na África Oriental. Limita-se, ao norte, pelo Mar Vermelho, a leste pelo Djibuti e República da Somália, ao sul pelo Quênia e a oeste, pelo Sudão (isto se tratando da Etiópia).
# Pute (Líbia). Ez 38.5.
Pute foi o terceiro filho de Cão. Na distribuição das terras, coube-lhe a África como seu território. Gn 10.6.
Seus descendentes foram para o oeste do Egito e se tornaram a origem das nações árabes do norte da África, como a Líbia, Argélia, Tunísia e Marrocos. Localiza-se no norte da África. Limita-se ao norte com o Mar Mediterrâneo, ao leste com o Egito, a sudeste com o Sudão, ao sul com o Chade e Níger, a oeste com a Argélia e a noroeste com a Tunísia.
# Gômer (Europa Oriental) Ez 38.6.
Gômer foi o primeiro filho de Jafé e pai de Asquenaz, Rifate a Togarma. Gn 10.2,3. Na distribuição da terra, ficou com uma parte da Europa. Um mapa antigo, que pertencia ao Império Romano, localizava Gômer e suas tropas, na área ocupada pela Europa Oriental, que estava completamente atrás da Cortina de Ferro: antiga Alemanha Oriental, Polônia, antiga Tchecoslováquia, etc.
#Togarma (Turquia) Ez 38.6.
Togarma foi o terceiro filho de Gômer. Pelo direito da benção tribal, Togarma podia, como neto de Jafé e bisneto de Noé, morar em sua própria terra, Europa, e habitar nas tendas de Sem, na Ásia. Gn 9.27.
A Turquia compreende parte da Europa e parte da Ásia. Gômer, foi portanto, o originador de muitas nações que estarão envolvidas nesta invasão.
Limita-se ao norte com o Mar Negro, ao nordeste com a CEI, a leste com o Irã, ao sul com o Iraque, Síria e o Mar Mediterrâneo, a oeste com o Mar Egeu e a noroeste com a Grécia e a Bulgária. A Turquia européia é separada da parte asiática, pelo estreito de Dardanelos, pelo Mar de Marmara e pelo Bósforo.
Além destas, a Bíblia mostra outras nações inimigas que auxiliarão Gogue nesta investida. Ez 39.6.
Estes habitantes das ilhas são vistos como sendo muitos povos, de todas as partes do mundo.
O Egito também será invadido pela Rússia. Dn 11.42. Talvez a razão seja o já existente tratado de paz entre Israel e Egito.
Três paises serão poupados da invasão russa: Edom, Moabe e Amom, que hoje fazem parte da Jordânia. Dn 11.41.
Motivo da invasão de Israel pela Rússia: as riquezas do Mar Morto. Ez 38.11-13. Mas, também, a posição estratégica de Israel. Ez 5.5
Um conflito confundido com o Armagedom, mas há muita diferença entre ambas. O conflito de que estamos falando agora, terá lugar no início da Grande Tribulação e, o Armagedom, terá lugar no final desta. Nesta invasão, somente um grupo de nações estarão presentes; no Armagedom, todas as nações do mundo participarão. Ap 16.14; 19.19; jl 3.2; Zc 12.3; 14.4-9; Ez 47.8,9.
Deus intervirá destruindo o invasor.
- Para Deus, Israel é "Minha terra". Ez 38.16; Gn 17.7,8.
Será pois, uma intervenção divina contra o invasor, no próprio território de Israel. Ez 39.4
- Detalhes da destruição do invasor:
# Explosão nuclear (?). Ez 38.19,20; 39.6.
# Rebelião entre as tropas atacantes. Ez 38.21.
# Flagelos sobrenaturais sobre o inimigo. Ez 38.22.
# Morticínio incalculável. Ez 39.11.
Serão tantos mortos, que levará sete meses para Israel enterrá-los. Ez 39.12.
Outra hora, veremos os aliados de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário