boas vindas.

Entrem e fiquem a vontade.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A GRANDE TRIBULAÇÃO: ALIADOS DE ISRAEL.


Assim como a Rússia terá seus aliados, Israel terá os seus. É a proteção divina de Deus para com Israel. Ez 38.17-23. Deus se levantará com furor, diante da invasão provocada pelas hordas do norte, e lhes trará todos os tipos de desastres naturais. As armas de Deus usadas nesta batalha serão:
- Terremotos. Ez 38.20.
- A espada. Ez 38.21.
- Peste e sangue. Ez 38.22a.
- E ainda, mais quatro elementos da natureza serão utilizados por Deus: chuva torrencial, saraiva, fogo e enxofre. Ez 38.22b.
A proteção divina será efetuada, tanto por operações de Deus, como por operações humanas e, para ajudar Israel, Deus levantará outras nações que não estarão de acordo com Gogue e suas tropas:
# Seba (Iêmen e Iêmen do Sul). Ez 38.13.
Seba ou Sabá, foi um neto de Cuse, o primogênito de Cão. Gn 10.6,7.
Localiza-se ao sudoeste da Península Arábica. O Iêmen limita-se ao norte e ao leste, pela Arábia Saudita, ao sul, pelo Iêmen do Sul e a oeste, pelo Mar Vermelho.
O Iêmen do Sul fica na parte sul da Península Arábica. Limita-se ao norte, pela Arábia Saudita, ao leste, por Omã, ao sul pelo Golfo de Áden e ao oeste, pelo Iêmen. Os sabaneses ajudarão a Israel na intuição de laços judaizantes. 1Rs 10.1-13.
# Dedã. Ez 38.13. Os dedanitas são citados por Isaías e por Jeremias. Is 21.13; Jr 25.23.
São associados com os temanitas, descendentes de Ismael. Jr 49.7,8.
Elifaz pertencia à tribo dos temanitas. Jó 2.11.
Essa tribo dedanita se estabeleceu na costa do Golfo Pérsico. Hoje, eles têm se fundido em tribos arábes.
# Társis (Gibraltar). Ez 38.13.
Társis era descendente de Jafé. Gn 10.4. A tribo que descende de Társis, se estabeleceu no sul da Espanha.
Gibraltar era o mais distante porto conhecido dos tempos bíblicos. Foi para Gibraltar que Jonas fugiu do Senhor. Jn 1.3.
Gibraltar é uma pequena península voltada para o oeste do Mar Mediterrâneo, na Espanha. Eleva-se de uma planície arenosa até o famoso rochedo, de 425 metros de altura.
# Além destas, Deus levantará também, outros povos que virão em socorro de Israel. Essas potências são chamados pelo apelido de "leõezinhos".
O comandante do norte, Gogue, enfrentará uma certa dificuldade geográfica para alcançar Israel e, como já vimos, será necessário uma terceira célula que, a Bíblia chama de ilhas. Mas Deus não se deixa vencer e acionará Seus leõezinhos como represália. Dois pontos de vista devem ser observados:
Primeiro, geograficamente falando, esses podem simbolizar as pequenas tribos que margeiam as nações já mencionadas anteriormente.
Segundo, escatológicamente falando, eles apontam para algumas das potências atuais, tais como: Estados Unidos, Grã-Bretanha, e outros países do mesmo porte. Sinceramente, espero que o Brasil seja uma delas.
Gogue, ainda que poderoso, não poderá destruir a herança do Senhor, pois ele entrará em Israel já arpoado por Deus e, como um grande peixe voraz, começa a voltear-se. Ez 39.2-5.
Em Ez 38.7, diz que Gogue é um guarda. Esta palavra, aqui, significa ditador. Gogue é um príncipe, mas ainda não é rei. Ez 38.2. Talvez o seu intento seja proclamar-se rei após a invasão de Israel.
Mas tudo terminará com uma intervenção divina, com Deus ordenando as forças da natureza e estas sepultarão Gogue e suas tropas ali mesmo, em Israel, num vale a leste do Mar Morto. Ez 38.20; 39.11.
Mas, como lembrança para o futuro, alguns corpos mortos ficarão ao relento e serão devorados pelas aves de rapina. Ez 39.17. Enquanto que, o que sobrar deles, Israel levará sete meses para enterrá-los. Ez 39.12.
+ Gogue metaforicamente. Ap 20.7,8.
O reaparecimento de Gogue e Magogue, aqui, neste texto, não deve ser entendido como sendo o mesmo da invasão de Israel. Um esta separado do outro por um espaço de mil anos.
Os nomes Gogue e Magogue usados em Ez 38,39, referem-se aos poderes do norte, liderados pela Rússia, isso antes do Milênio. Já em Ap 20.8, são usados figuradamente para representarem as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, que se rebelarão contra o arraial dos santos, no final do Milênio.
RESULTADOS DA MIRACULOSA INTERVENÇÃO DIVINA:
- Israel reconhecerá, junto com as demais nações, a operação divina e libertadora. Ez 39.21,22.
- Israel buscará a Deus, começando assim, o derramamento pentecostal em sua plenitude. Vejamos isso, na profecia:
Em Jl 2.20, vemos Deus destruindo os exércitos invasores.
Em Jl 2.28, vemos a promessa do derramamento do Espírito Santo. Esta promessa teve um cumprimento parcial no Pentecoste, em Jerusalém. At 2.16,17. Mas, nessa ocasião, terá pleno cumprimento. Muitos judeus serão salvos então.
Uma das evidências do que estamos falando é que, no dia de Pentecostes, não houve os sinais preditos em Jl 2.30,31, o que ocorrerá somente na Grande Tribulação. Mt 24.29; Ap 6.12-14.
- Entre os judeus salvos, haverá 144 mil selados (judeus, ouviram? Não Testemunhas de Jeová). Ap 14.1.
São representantes das doze tribos de Israel. Necessariamente terão aceitos a Cristo durante o tempo em que o Evangelho for pregado dos céus, o chamado Evangelho Eterno (só salvação). Ap 14.6,7
Na Grande Tribulação, não serão trucidados como os demais cristãos, os gentios, porque estarão habitando na Palestina, que, por algum tempo, estará isenta das perseguições do Anticristo. Este terá feito uma aliança com os judeus, nos primeiros três anos e meio, mas, após esse tempo, o Anticristo voltar-se-á contra os judeus e haverá tribulação na Palestina por três anos e meio.
Deus sempre contou com um povo Seu, vivendo sobre a face da Terra. Com a recusa do Messias, pelos judeus, a Igreja assumiu o lugar dos judeus no plano da redenção, cortando a última semana dos judeus. Depois do Arrebatamento, haverá uma igreja gentílica na terra, composta por pessoas salvas durante a Grande Tribulação. Satanás tentará destrui-los, mas, em poucos anos este número estaria completo, e serão ressuscitados também, dentre os mortos, finalizando a primeira ressurreição. E, os judeus, voltando, na Grande Tribulação, a ser o povo escolhido de Deus, para completarem as 70 semanas de Daniel, neste periodo angustioso do planeta Terra.
Certamente, dentre as tribos de Israel, mais precisamente, dos 144 mil selados, sairão os missionários que levarão ao mundo, a Palavra de Deus. Is 66.19. Eles substituirão a Igreja na obra de testemunhar do amor de Deus.
# Deus nunca ficou sem testemunhas, nem mesmo durante a apostasia de Israel. 1Rs 19.19; Rm 11.5.
# O testemunho dos judeus salvos, no tempo da Grande Tribulação, resultará numa grande multidão de salvos de todas as nações. Ap 7.9,13,14.
Sofrerão muito, serão martirizados, ressuscitando antes do Milênio, para dele participarem com Cristo. Ap 20.4.
Chega por agora. Em outra ocasião, falaremos mais sobre a Grande Tribulação, abordando sobre as duas testemunhas. Quem serão elas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário