boas vindas.

Entrem e fiquem a vontade.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

A GRANDE TRIBULAÇÃO E AS 70 SEMANAS DE DANIEL.


Nicolas Poussin, A Destruição do Templo de Jerusalém, 1637, óleo sobre tela,
147 x 198,5 cm, Kunsthistorisches Museum, Vienna.

8- A GRANDE TRIBULAÇÃO OCORRERÁ ENTRE O ARREBATAMENTO DA IGREJA E A VOLTA DE CRISTO EM GLÓRIA. Mt 24.21; Dm 9.27.
a) A Grande Tribulação afetará, em primeiro plano, os judeus, visando levá-los ao arrependimento. Zc 12.10,11; Ez 20.34-38; Jr 30.7.
b) Toda a Terra será alvo dos horrores da Grande Tribulação. Jr 25.21-32; Ap 2,6,18, especialmente do capítulo 10 ao 18.
c) As 70 semanas de Daniel. Dn 9.24-27.
As 70 semanas de Daniel são semanas de anos, não de dias. A autenticidade desta profecia foi atestada por Jesus (Mt 24.15). Aqui, Jesus mostra que a última das 70 semanas é ainda vindoura, uma vez que o fato citado não ocorreu no tempo dele.
Estas 70 semanas são divididas em três grupos. Sendo semanas de anos, totalizam 490 anos. Os três grupos são: um de 7 semanas, um de 62 e um de uma semana.
# O PRIMEIRO GRUPO DE SEMANAS - 7 SEMANAS OU 49 ANOS. v.25.
Esta semana começou com a expedição do decreto de reconstrução de Jerusalém em 445 a.C., por Artaxerxes Longímano. O capítulo dois de Neemias descreve a ocasião desse decreto; Neemias foi eleito pelo rei para dar ação ao ato. De acordo com a profecia, no fim dos 49 anos, Jerusalém estaria reedificada. 396 a.C.
Houve dois decretos ligados à reconstrução de Jerusalém, que muitos estudiosos confundem. Houve um em 457 a.C., de embelezamento do templo e restauração do culto, com Esdras (Ed 7). O outro foi para reconstrução da cidade de Jerusalém, a cargo de Neemias. Deste fato é que estamos falando. Então, as 70 semanas de Daniel começaram em 445 a.C. Ne 2.1-9.
# O segundo grupo de semanas - 62 semanas ou 434 anos. vv.25,26.
Às 62 semanas é acrescido mais 7 semanas do v.25, o que soma 69 semanas até a morte e ascensão de Jesus. Ao final das 62 semanas, Jesus seria morto. Is 53.8.
A palavra hebraica "Karath", traduzida como tirado ou cortado, refere-se à crucificação de Cristo.
Com este fato ocorrido, se passaram exatas 62 semanas ou 434 anos. Somando o primeiro periodo mais 434 anos, temos um total de 483 anos ou 69 semanas, que já se cumpriram desta profecia. Faltando, assim, uma semana para completarem-se as 70 semanas.
Dn 9.26 fala de um povo que destruiria Jerusalém e o santuário. A cidade foi destruida no ano 70 d.C. Os romanos liderados pelo general Tito arrasaram Jerusalém. Foi quando os judeus sobreviventes partiram para uma "diáspora" que se prolongaria até ao século XX (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.). Este ordenou que seus homens escavassem os alicerces da cidade, e também do templo, e mais tarde, Terência Rufo lavrou o lugar. Mq 3.12; Mt 24.1,2.
O povo que a destruiu, portanto, era romano. Logo, podemos entender que o Anticristo poderá vir dentre a área do antigo Império Romano (atual Europa). Tito e seus homens cercaram Jerusalém com todos os seus habitantes. Foi como um dilúvio, de repente, sem que ninguém esperasse.
Só escaparam desta grande catástrofe, aqueles que deram ouvidos às palvras de Jesus (Mt24.15-20). Os cristãos, lembrando-se das advertências do Mestre, ante a aproximação dos exércitos romanos, fugiram para a região de Pela, entre as montanhas, cerca de 27 Km ao sul da Galiléia, mas essa profecia aguarda, ainda, um cumprimento maior no futuro. Ap 12.6,14.
O inverno, em Israel, geralmente inicia-se em primeiro de Outubro, os cristãos fugiram em 10 de Setembro, vinte dias antes. No sábado, os judeus só poderiam sair de suas moradias à distância de 1 Km, os portões eram fechados. Os cristãos fiéis escaparam de tudo isto, no dia 10 de Setembro, em uma quinta-feira, e o exército romano destruiu a cidade no dia 12, sábado. As Escrituras são infalíveis. Mas, todos os horrores que aconteceram em Jerusalém, no ano 70 d.C., foi apenas uma escala limitada, uma pequena amostra do que será realmente a Grande Tribulação, pois neste fato, os cristãos não foram perseguidos, mas, na Grande Tribulação de fato, eles o serão. Ap 12.6,13,14.
O tempo entre a 69a semana e a 70a semana não é contado entre elas, conforme se depreende dos vv.26,27. Esse tempo já passa dos dois mil anos. É nesse tempo que a Igreja é constituída, edificada, preparada e arrebatada para o Céu. Os fatos desse tempo não tem nada a ver com Israel. Porque o tempo chamado até o fim, entre a 69a semana e a 70a semana, Israel estará fora de sua terra, o que ocorreu em 70 d.C., até 1948. Mas, há ainda, muitos judeus fora de sua terra.
Os tempos do fim serão caracterizados por guerras e suas misérias. O que temos visto ultimamente nos jornais e tele-jornais?
# O terceiro grupo de semanas - o de uma semana, isto é, 7 anos. v.27.
Esta semana é futura. Esta última semana não começa enquanto Israel estiver fora de sua terra, disperso. No meio do século XX, Israel começou a retornar à sua terra e continua o retorno enquanto abordamos este assunto.
Esta semana nada tem a ver com a Igreja, pois esta foi arrebatada. Esta semana só iniciará após o Arrebatamento da Igreja e terá o nome de Grande Tribulação.
d) Não confundir Grande Tribulação com tribulação. Jo 16.33.
e) O Senhor Jesus Cristo descreveu a Grande Tribulação com palavras terríveis. Mc 13.19.
f) Nomes dados à Grande Tribulação:
- Grande Tribulação. Ap 7.14.
- Angústia de Jacó. Jr 30.7.
- 70a semana de Daniel. Dn 9.24-27.
- Dia do Senhor. Is 13.9-13.
g) Dia do Senhor.
Este dia é descrito como tempo de castigo, de juízo dos céus, do derramar da ira de Deus. 2Pe 3.10.
Há diferença entre dia de Cristo e dia do Senhor:
- O primeiro refere-se ao tempo do Tribunal de Cristo. 2Co 5.10.
- O segundo refere-se ao tempo em que Deus estiver derramando Seus juízos sobre a Terra.
h) O dia do Senhor virá de repente, quando todos estiverem dizendo: "Há paz e segurança", uma falsa esperança. 1Ts 5.3.
Virá como uma destruição da parte do Senhor e como um fogo devorador. 2Pe 3.10.
Será um dia de nuvens, de tristeza e de escuridão, de negrura e de trevas. Is 13.10,13.
A indignação do Senhor cairá sobre todos os povos. Is 34.2.
i) A Grande Tribulação será como nunca antes vista.
A perseguição dos romanos aos judeus, no ano 70 d.C., quando Tito entrou em Jerusalém e passou ao fio da espada, em um só dia, um milhão e cem mil judeus, foi terrível; a Grande Tribulação será pior.
No século XVI, em Portugal, Espanha e Itália, aproximadamente, dois milhões de judeus foram mortos na inquisição, por ordem do Papa, foi terrível; a Grande Tribulação será pior.
No século XX, na Segunda Grande Guerra Mundial, morreram mais de seis milhões de judeus, na Europa, por ordem de Adolf Hitler, foi terrível; a Grande Tribulação será pior ainda.
Em outra oportunidade daremos continuidade ao tema. Até lá.

2 comentários:

  1. Olá amado irmão Elsio, seu blog está cada vez mais bonito e interessante. Parabéns!
    Passei para deixar um abraço e as bençãos de Deus com v/c.
    Deus o abençoe sempre!!!
    Abraços.
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Elsio, desta vez passei apenas para dizer que meu blog foi exclúido pelo Blogger.

    Na última sexta feira eu estava alterando o layout do meu blog, e quando fui recarregar a página recebi a mensagem que ele havia sido removido. Perdi tudo: postagens, comentários e seguidores.

    Tive que criar outro: http://maxmilerfreitas.blogspot.com, já que até agora não obtive nenhuma resposta do Blogger em relação ao antigo - http://milerfreitas.blogspot.com.

    Por enquanto, estou tentando recuperar o que perdi, lamento.

    Deixo o convite para acessar o novo blog
    Deus Abençoe!

    ResponderExcluir