boas vindas.

Entrem e fiquem a vontade.

sábado, 20 de junho de 2009

ESTUDANDO ESCATOLOGIA.


Quero iniciar um estudo que fiz sobre Escatologia. Que os queridos leitores gostem do assunto.
1- O que é Escatologia?
Escatologia vem do grego ESCATOS, que quer dizer últimos acontecimentos e, LOGIA, que quer dizer tratado, estudo, ensino, etc..., então, Escatologia quer dizer o ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS.
A Escatologia Bíblica visa estudar os eventos proféticos de acordo com as Sagradas Escrituras.

2- Eis alguns pontos que iremos tratar em Escatologia Bíblica:
- O Arrebatamento da Igreja.
- O Tribunal de Cristo.
- As Bodas do Cordeiro.
- A Grande Triblação.
- O Julgamento das Nações (vinda de Jesus em Glória).
- O Milênio.
- O Julgamento do Trono Branco.
- O Perfeito Estado Eterno.

I- O ARREBATAMENTO DA IGREJA.
1- A vinda de Jesus abrange duas fases bem distintas:
a) Em primeiro lugar, Ele virá somente para a noiva, a Igreja, no que chamamos de ARREBATAMENTO. Nesta fase, Jesus virá até as nuvens, não virá até a terra. "Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatadosjuntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." 1ªTe 4.17. Nesta fase, só quem estiver preparado é quem vai ver o Senhor. A Igreja aguarda com ansiedade este dia, o dia da bem-aventurada esperança. O restante do mundo não contemplará este fato extraordinário.
b) Na 2ª fase, Jesus virá em glória e pisará o Monte das Oliveiras e todo olho O verá. Ap 1.7, Zc 14.1-5. A Igreja virá junto. Me expliquem os midi e os pós-tribulacionistas como os santos viriam com Ele se não tivessem subido para Ele no Arrebaamento? As provas de que o Arrebatamento será antes da Grande Tribulação são irrefutáveis. Para que a igreja venha com Jesus no dia da batalha do Armagedom é necessário que primeiramente ela tenha subido para os céus.
2- O QUE É O ARREBATAMENTO.
Na língua grega, arrebatamento tem os seguintes sentidos:
a) Optomai = Aparecer. Hb 9.28 "assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação."
b) Ercomai = vir. Jo 14.3 "E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também."
c) Epphanos = aparição. 1ª Tm 6.14 "Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo."
d) Apokalypsis = revelação, desvendamento. 1ª Co 1.7 "De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo."
Ap 1.1 "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo,."
e) Parousia = presença ou vinda. 2ª Ts 2.8 "E, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da Sua boca e aniquilará pelo esplendor da Sua vinda;". Esta se refere à segunda fase da vinda de Jesus, ou seja, após a Grande Tribulação, no dia da Batalha do Armagedom.
Outra hora continuo o assunto. Até mais

Um comentário: