boas vindas.

Entrem e fiquem a vontade.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O TRIBUNAL DE CRISTO.


Olá. Continuarei o estudo de Escatologia Bíblica, desta vez abordando sobre o Tribunal de Cristo.
Este tribunal ocorrerá nos céus, entre o Arrebatamento da Igreja e a revelação de Cristo em sua glória.
Há sete tipos de julgamento na Palavra de Deus, a Bíblia:
a) O julgamento dos pecados dos cristãos no Calvário. Jo 12.31,32 "Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo." "E eu, quando for levantado da Terra, todos atrairei a mim."
O homem foi aí justificado porque, Cristo, havendo levado os seus pecados sobre a cruz, foi feito por Deus, justiça. 1 Co 1.30 "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;"
b) O julgamento dos cristãos. 1 Co 11.28,31 "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice." "Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.". O autoexame antes da Santa Ceia. Devemos julgar a nós mesmos e não uns aos outros.
c) O julgamento das obras dos cristãos, o Tribunal de Cristo, logo após o traslado da Igreja. 2 Co 5.10 "Porque todos devemos comparecer ante o Tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal."
Rm 14.10 "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, porque desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo."
d) O julgamento de Israel na volta de Cristo em glória, como amadurecimento da nação, para ingressar no Reino Milenial. Ez 20.33-36; Mt 19.28.
e) O julgamento das nações vivas por ocasião da volta de Cristo em glória. Mt 25.31-46. será realizado sobre a Terra, em Jerusalém, logo ao término da Batalha do Armagedon. serão julgadas as nações que fizeram mal a Israel e as que ajudaram a Israel, o povo de Deus.
f) O julgamento dos anjos decaídos. Jd 6,7. Estes são aqueles que se rebelaram contra Deus, insuflados por Satanás.
g) O julgamento final, o Grande Trono Branco. Ap 20.11-15. Neste serão julgados e condenados todos os não convertidos.
O nosso estudo será sobre o julgamento das obras dos cristãos.
O JULGAMENTO DAS OBRAS DOS CRISTÃOS, O TRIBUNAL DE CRISTO.
1- Será um julgamento do trabalho efetuado por cada cristão para Deus. 1 Co 3.12-15.
Trata-se mais da qualidade do que da quantidade de trabalho feito. Há muitas pessoas que se enganam pensando que quanto mais trabalharem para Deus, melhor; isto é um engano, pois não adianta corrermos e fazer um péssimo trabalho; é melhor fazermos devagar mas com qualidade, um serviço bem melhor realizado e com o máximo de perfeição para Deus. Lembremo-nos que boas obras sem fé não salva ninguém, mas fé sem obras também não adianta nada.
2- Todo cristão comparecerá ali. 2 Co 5.10.
Hoje, com muita facilidade, inventamos mil desculpas pela nossa ausência nos cultos, mas naquele dia não haverá desculpas. Tudo estará patente aos olhos daquele que tudo vê.
3- Os materiais de construção na obra de Deus. 1 Co 3.12-15
a) Ouro = Justiça Divina. Aqueles que foram justificados pelo Senhor Jesus Cristo e sentem que seus pecados foram perdoados e são gratos por isso, receberão, com certeza, o seu galardão, pois ouro não é consumido pelo fogo.
b) Prata = Redenção de Cristo, ou reconhecimento do sacrifício na cruz. Aqueles que amam a mensagem da cruz e não negam a Jesus em que circunstâncias for, receberão também, os seu galardão, pois prata também não se consome no fogo.
c) Pedras Preciosas = testemunho sólido. Aqueles que vivem uma fé genuína em Jesus Cristo, e não se sujam com este mundo, mesmo sendo tentados, perseguidos, etc, mesmo assim, se mantém firmes em seu propósito de ser fiel a Deus e honrá-lo acima de suas próprias vidas, receberão seus galardões, pedras preciosas o fogo não consome.
d) Madeira = Orgulho humano. Os mega-pregadores, os cantores de shows gospel, os quais muitas vezes se orgulham neles mesmos e não na cruz de Cristo, estes não terão direito a galardão, pois seu material, a madeira, pega fogo facilmente.
e) Feno = Vanglória. eu faço isso; eu faço aquilo; oro toda madrugada; ajudo os outros; jejuo três vezes por semana, etc e tal; coitados, ficarão sem galardão, pois o feno queima-se muito facilmente. pois o que tua mão direita faz, a esquerda não deve saber, disse Jesus.
f) Palha = Interesse humano. Quantas pessoas que só fazem a obra de Deus com algum interesse próprio, para chamar a atenção para si mesmos e não para Jesus; faz as coisas para agradar aos outros. Que pena! ficarão sem seus galardões, a palha também é inflamável.
4- Os motivos e atitudes secretas serão pesados e provados. 1 Co 4.5
5- Todo trabalho aprovado por Deus será recompensado. Hb 6.10
6- Muitos se envergonharão. 1Jo 2.28
7- Será um julgamento da conduta de cada cristão. 2Co 5.10
8- Será um julgamento do tratamento dispensado aos irmãos na fé. Rm 14.10; Tg 5.9; Mt 18.3-35
Se formos verdadeiros íntimos, nada há que temer nesse julgamento, pois o Juiz é justo. Sl 51.6
Esse julgamento nada tem a ver com a salvação, pois esta se obtêm pela fé e não pelas obras. Como se trata de um julgamento de obras, o resultado será recompensa ou perda de recompensa e não perda da salvação. Só os salvos em Cristo comparecerão neste tribunal.
Em outra oportunidade, veremos o local desse julgamento.

Um comentário: