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sexta-feira, 10 de julho de 2009

O RETORNO DE CRISTO EXEMPLIFICADO. Lv 23


Temos no A.T., em Lv 23, o ritual de cada festa estabelecida por Deus e observada pelo povo israelita em sua terra. Cada festa, de acordo com sua significação especial, aponta para um tempo futuro:
1- A PÁSCOA. Lv 23.4,5.
Esta festa é memorável e recorda a redenção, feita por um grande Redentor. Em figura, significa: "...Cristo, nossa Páscoa..., sacrificado por nós." 1ª Co 5.7
2- OS ASMOS DO SENHOR. Lv 23.6-8.
Esta, simboliza comunhão com Cristo, e pão sem fermento, na plena bem-aventurança de Sua redenção, e ensina um andar santo. A ordem divina aqui é linda: primeiro, redenção, depois, um viver santo. 1ª Co 5.6-8.
3- AS PRIMÍCIAS. Lv 23.10.
Esta simboliza a ressurreição. Primeiro Cristo, depois os salvos na Sua vinda. 1ª Co 15.23; 1ª Ts 4.14-16
4- O PENTECOSTE. Lv 23.15-22.
Simboliza a descida do Espírito Santo para a Igreja, conforme sucedeu no cenáculo. At 2.1-4. Por isso, o fermento esta presente (Lv 23.17), porque, infelizmente, mesmo contrário à vontade divina, o mal existe na Igreja também. Mt 13.33; At 5.1-10. Notemos que agora se fala de pães, e não de um molho de espigas soltas. É uma união de partículas, formando um corpo homogêneo. A descida do Espírito Santo no Pentecoste uniu os discípulos em um só organismo. 1ª Co 10.16,17; 12.13,20.
Os pães movidos eram oferecidos 50 dias após o oferecimento do molho da oferta movida. Lv 23.15. É o período da ressurreição de Cristo e a formação da Igreja no Pentecoste, pelo batismo no Espírito Santo. At 2.1-4. Com o molho não havia fermento, porque em Cristo não existe o mal.
5- AS TROMBETAS. Lv 23.23-25.
Chegamos ao tempo do fim, porque esta tem um valor profético e se refere à futura restauração total de Israel. Note que há um longo período entre o Pentecoste e a Festa das Trombetas, correspondendo ao tempo entre o Pentecoste e o Milênio. Este tempo corresponde ao longo período de trabalho pentecostal do Espírito Santo sobre a Igreja aqui na Terra, na atual dispensação. Is 18.3; 27.13; 58.1; Jl 2.1; 3.21.
Simbolicamente falando, fala do ajuntamento de Israel; profeticamente falando, fala do Arrebatamento da Igreja ("...A Grande Colheita.")
6- FESTA DA EXPIAÇÃO. Lv 23.26-32.
Seu valor profético é saliente, e isto antecipa o arrependimento de Israel, depois do seu julgamento, quando de Sião vier o Libertador, e expiar a iniquidade de Seu povo, Is 9.14; Rm 11.26
7- A FESTA DOS TABERNÁCULOS. Lv 23.34-43.
Simboliza o estabelecimento do Reino Milenial de Cristo com poder e grande glória. Era tanto memorial, como profética:
- memorial porque lembrava o tempo de peregrinação no Egito. Lv 23.43.
- profética pelo descanso milenial de Israel depois da restauração, quando a festa virá a tornar-se outra vez, um memorial, desta vez para todas as nações, durante o Reino Milenial de Cristo. Ez 40 a 48; Zc 14.16-21.
Esta festa era memorial para Israel como a Santa Ceia do Senhor é para a Igreja: "Fazei isto em memória de Mim." 1ª Co 11.24.
Bem, sobre o Arrebatamento e a sua diferença da Vinda em Glória de Jesus é o fim, noutra oportunidade, falaremos sobre o TRIBUNAL DE CRISTO.

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